Made in Bahia

Os tênis artesanais da designer baiana Lu Pires

Lu Pires - Designer de Tênis Artesanais

Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

Quem passar pelo bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no centro histórico de Salvador, pode dar um pulo na Casa Xis, um espaço de encontro e manifestações artísticas, que abriga o ateliê de Lu Pires, designer de tênis artesanais que deixam qualquer fashionista amante de sneakers louco para ter um. Ou vários!

Um espaço ainda pequeno, mas que acomoda diversos pares exclusivos, tecidos, cores e materiais que dão vida a Amarelo – Produções Criativas, etiqueta da designer. É ali que a mágica acontece e um belo tecido africano encontra a sola de borracha, os ilhoses, ganha formas infinitas e se transforma em um tênis incrível.

Atelier - Amarelo Produções Criativas

Atelier Amarelo – Produções Criativas. Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

Lu me recebe com carinho e fala do seu trabalho com paixão.Tudo começou da vontade de fazer seu próprio tênis, um que tivesse a sua cara e atendesse as suas necessidades. Depois de um período um pouco difícil, sem trabalho, ela decidiu mergulhar de vez e realizar seu antigo desejo. Com o conhecimento adquirido em anos de trabalho com figurino e cenografia (Lu trabalhou em vários espetáculos e eventos importantes na cidade), ela decidiu pesquisar e fazer alguns testes.

Lu Pires - Designer de Tênis (3)

Foto: Larissa Araujo

Depois de muitas pesquisas teóricas pela internet, a designer partiu para a parte prática e começou a visitar os sapateiros do Taboão, uma rua com grande concentração de sapateiros, no bairro do Pelourinho, em Salvador. Foi lá que ela encontrou João Alves, um sapateiro com 40 anos de experiência, que lhe deu ensinou muito sobre a produção de um sapato e a incentivou a tentar até acertar, quando muitos diziam que já seria difícil uma mulher produzir um sapato, um tênis, então, seria impossível.

Lu Pires - Designer de Tênis (2)

Lu Pires trabalhando em seu mais recente modelo. Foto: Larissa Araujo

E foi através da tentativa e erro que, com um tecido amarelo, que havia ganhado de presente, o primeiro tênis ficou pronto. Não estava perfeito, mas foi uma grande vitória, que deu nome a então futura marca. “Amarelo foi a cor do primeiro tênis que fiz, é uma cor que eu gosto, que me passa boas vibrações. A cor do sol”.

Atelier Amarelo - Produções Criativas

Foto: Larissa Araujo

O primeiro par lhe rendeu duas encomendas, quase que imediatamente. “Eu não esperava, um amigo veio até a minha casa com a namorada, ela viu o tênis, gostou e fez o pedido”. A partir daí as coisas foram acontecendo e Lu desenvolveu a habilidade que precisava para tocar a sua marca, hoje com cerca de sete meses de existência e vários pares para contar histórias. “Hoje os sapateiros de lá do Taboão me elogiam e acreditam no meu trabalho”, diz com orgulho.

Tênis Amarelo - Produções Criativas

Tênis Amarelo – Produções Criativas. Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

São tênis e sapatilhas de tecido, eco-friendly, feitos à mão e sob medida, com design exclusivo. Quase todos os modelos são customizáveis e bastante resistentes. São tantas cores, estampas e modelos, que é difícil escolher um só, a designer ainda oferece a possibilidade do cliente montar seu próprio tênis, desde a cor e o tecido, até o tipo de amarração, um produto totalmente personalizado. Cada par leva, em média, três dias para ficar pronto. O processo criativo acontece durante a produção, ela não faz croquis e não pensa o que vai fazer antes de começar. “Eu vou fazendo testes com os materiais e vendo o que fica legal. A ideia surge na hora e eu ponho em prática”.

Modelos tênis Amarelo - Produções Criativas (2)

Outros modelos. Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

A Amarelo encanta a todos que visitam o ateliê da marca e já tem até cliente internacional! Uma norte-americana, da Carolina do Norte, comprou um par e recebeu vários elogios por lá. A marca tem o objetivo de vender também para fora da Bahia. E Lu quer ainda mais. Parte do lucro com a venda dos tênis vai diretamente para a “Caixinha de Expansão do Conhecimento”, que tem o objetivo de custear viagens de estudos e trocas criativas com pessoas da mesma área mundo afora, na intenção de obter novas técnicas e ferramentas.

Tênis Amarelo - Produções Criativas (2)

Tênis Amarelo – Produções Criativas. Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

A Amarelo tem um propósito ainda maior, toda a bagagem que for adquirida pela designer será usada não só para a produção de novos modelos de calçados, mas também para por em prática um projeto em que serão oferecidas oficinas de confecção de tênis artesanais. O conhecimento será passado adiante para pessoas interessadas. “A ideia é haver uma troca para que todo mundo possa se ajudar. Que funcione de forma colaborativa. O projeto é dos pés à cabeça e da cabeça aos pés, porque a gente não sabe onde começa e nem onde termina”. Que assim seja, Lu. Vida longa à Amarelo!

Modelos tênis Amarelo - Produções Criativas (1)

Mais modelos. Foto: Fanpage Amarelo – Produções Criativas

Neste final de semana, 1 e 2 de agosto, Lu Pires expõe suas criações para a Amarelo no Festival Radioca, a partir das 16h, no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio.

SERVIÇO

Amarelo – Produções Criativas (Tênis Artesanais)

Rua Direita do Santo Antônio, 65. Santo Antônio Além do Carmo

Telefone: 71 91797318 / 88587661 (Whatsapp)

Facebook: Amarelo – Produções Criativas

Instagram: @amarelopcriativas

Anúncios

6 pensamentos sobre “Os tênis artesanais da designer baiana Lu Pires

  1. Pingback: Festival Radioca reúne música, arte, moda e gastronomia no Trapiche Barnabé | Morim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s