Comportamento/Radar

Revista Allure faz tutorial de cabelo afro em modelo branca e causa polêmica

fotos: BuzzFeed

allure polêmica 2

“Você (sim, você) pode ter um afro – mesmo tendo cabelo liso”, assim começa a matéria da edição de agosto da revista americana Allure. No texto, um passo a passo de como fazer o cabelo afro e a foto da atriz Melissa Neitling, do programa The Last Ship, como modelo para o tutorial do cabelo black power.

polêmica revista allure (6)

polêmica revista allure (1)

Segundo o artigo, que faz parte de um especial sobre os penteados e moda da década de 1970, qualquer pessoa que tenha cabelo liso pode ter cabelos volumosos usando alguns materiais como algodão, secador e muita paciência. A publicação recebeu várias críticas relacionadas a apropriação cultural por conta da matéria, muitos sinalizaram que a revista ignorou o contexto histórico do black power, que era usado como símbolo de orgulho e militância durante os anos 60 e 70, em meio à luta pelos direitos civis dos negros.

allure polêmica

Ao site BuzzFeed, a revista declarou: “O Afro tem uma rica história cultural e estética na história. Nesta matéria mostramos mulheres usando diferentes penteados como expressões individuais de estilo. Usar a beleza e o cabelo como uma forma de auto expressão é um espelho do que está acontecendo em nosso país hoje. A criatividade é ilimitada e bastante maravilhosa”.

Deixe um comentário